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    Moura, 19 de Janeiro de 2010 [SOM DIGITAL]

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    Moura, 19 de Janeiro de 2010 [SOM DIGITAL]

    Mensagem  Admin em Seg Jan 18, 2010 9:52 pm

    Like a Star @ heaven.Smile.Like a Star @ heaven...Like a Star @ heaven.Smile.Like a Star @ heaven


    Primeiro que tudo, desejo a todos um excelente 2010.




    Depois partimos para a continuação do programa da disciplina de Oficina de Multimédia B, e de forma a completar o trabalho (história no Animestudio) iniciado nas últimas aulas de 2009, iremos abordar o áudio digital.




    Antes de mais, peço a todos que entrem no vosso blogue e descrevam a história a que deram início.
    (sei que já ma disseram no final do ano, mas pretendo que fique anotado no blogue de cada um de vocês)




    Som Digital para Multimédia

    Natureza do Som

    ...

    Frequência

    freq




    http://www.prof.2004.megabyet.net/ESM09-10/Of-Multi-B/Audio-Digital/imagens/kz.JPG



    Teste do Mosquito

    Amplitude



    As duas ondas (A e B) possuem a mesma frequência, mas a onda A tem menos amplitude que a B, logo soa com menos intensidade.

    Timbre (TOM)

    Um tom complexo pode ser caracterizado como duas ou mais ondas tendo relação de frequência amplitude e fase diferentes, mesmo que se trate do mesmo som.

    Por exemplo, a mesma melodia tocada por diferentes instrumentos (piano e guitarra), é interpretada pela nossa audição de forma diferente (pois ambas as melodias possuem características diferentes) - O causador do som é diferente, logo a alteração provocada no meio e a propagação é naturalmente diferente.

    Frequência e Tom

    Se o ser humano pode ouvir apenas entre as frequências de 20Hz e 20Khz, ouvirá todas as frequências existentes neste intervalo de igual forma?

    Quanto menor for a frequência mais grave é o som e no inverso, mais agudo.

    Contudo a amplitude (db - decibéis) tem aqui a sua interferência.
    Quando ouvimos uma música com um som muito baixo não ouvimos tão nitidamente as baixas frequências (ex. 90Hz), mas se aumentarmos o volume, passamos a ouvir as baixas frequências de modo semelhante às médias frequências (9000Hz)

    Sempre que uma potência for o dobro de outra, esta será superior em 3db, e se for metade terá menos 3db (decibeis)

    Se uma potência tiver 10x mais potência que outra, esta será superior em 10 db, se for 1/10 terá 10 db a menos.




    O comportamento de todas as ondas é semelhante, quer sejam no mar quer no ar.
    Assim, sofrem: Reflexão, Refracção, Difracção.
    Logo, podem-se 'jogar' com estas características quando se pretende manipular qualquer som, criando os mais variado efeitos musicais.






    O som normalmente presente nas faixas de um CD possuem 44.100Hz com uma taxa de amostragem de 16 bits

    Como conseguimos então ouvir?






    A taxa de amostragem, significa uns valores máximo e mínimo possíveis para um gráfico semelhante ao de cima.

    Quanto maior a taxa de amostragem, mais fielmente um aparelho de gravação poderá captar as minímas variações na onda de som, e logo maior qualidade.

    Porque não usam então todos os aparelho de gravação de som tanto maior a taxa de amostragem quanto possível. (teste dos olhos)

    Depende sempre da frequência dos sons que queremos captar.
    Frequências baixas - necessita menor taxa de amostragem.
    Frequências altas - necessita maior taxa de amostragem.

    (notem que o acima descrito é igualmente válido para o vídeo digital - frames/páginas por segundo)





    Exercícios de Som:

    ...


    Última edição por Admin em Qua Maio 11, 2011 11:54 am, editado 1 vez(es) (Razão : Som Digital)

      Data/hora atual: Qui Set 20, 2018 5:57 pm