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    Moura,11 de Maio de 2010 [Blender Intro] relva/grass

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    Moura,11 de Maio de 2010 [Blender Intro] relva/grass

    Mensagem  Admin em Sex Maio 07, 2010 11:02 am




    ________
    Revisões:

    Vou aqui relembrar o processo de criação de relva (ou cabelos) num objecto usando o sistema de partículas do Blender.

    Como sabem qualquer objecto existente na cena do Blender tem diversas propriedades tais como a textura, a cor, a sua posição ao longo dos eixos, etc... e tudo isto pode ser manipulado no menu referente ao objecto existente no lado esquerdo do ambiente de trabalho do Blender:

    [img wid=200 hei=400]http://www.blendernation.com/wp-content/uploads/2009/11/Blender-2.5-Alpha-0-Splash.jpg[/img]

    Uma das opções desse menu do lado esquerdo é a de associarmos um sistema de partículas a um objecto, estas serão semelhantes a cabelos ou relva (também poderão ser utilizadas para a criação de bolhas, estrelas, chuva e muitas coisas mais se utilizarmos diferentes keyframes).

    O sistema de pelos ou relva (estáticos) apenas funcionarão no frame 1.

    Após activarmos o sistema de partículas de um objecto (+), um submenu correspondente mostra-nos mais opções, tais como a autoridade das nossas partículas (random), a posição das mesmas (ao longo dos eixos x, y ou z) e se queremos multiplicar as partículas processadas pelo computador através de um sistema de cópias (children) - este sistema permite obtermos mais fios de relva sem afectar o processamento de informação do computador pois apenas cria cópias do número inicial de partículas e as mostra no render final como se estivessem de facto lá.

    (brevemente completarei esta informação)

    ---
    __________
    11-05-2010:

    Hoje daremos continuidade ao projecto 'aminhacasa.blend', onde aplicaremos texturas a janelas e portas (mesmo que não as reais), bem como cores e outros objectos para completar a cena.

    (brevemente colocarei mais informação)

    ---

    Até agora a cena 'aminhacasa.blend' possui apenas um edifício em fase de construção, faltando ainda a composição tanto no interior da casa (através da introdução de objectos exteriores à nossa cena - como por exemplo, armários, camas, candeeiros, relógios, etc, etc...), quer a composição do exterior da casa, tal como pavimentos, árvores, céu, etc...

    Por agora vamos colocar as diversas casa num plano infinito como se estivesse no meio do deserto:

    -Por baixo da vossa casa inserem um plano e dimensionam-no até ser pelo menos o dobro da área da casa.
    -Criam um material para esse plano e activam as seguintes opções (no menu do lado direito):
    o- Objecto - Activar Transparência, Shadow - Shadow Only;
    o- Mundo (World) - Ambiente Occlusion, Environment Lighting e Indirect Lighting;

    ...


    Última edição por Admin em Qua Maio 11, 2011 2:10 pm, editado 1 vez(es) (Razão : Blender Intro)

      Data/hora atual: Qui Set 20, 2018 6:26 pm