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    Moura, 13 de Maio de 2010 [BLENDER] +Sites

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    Moura, 13 de Maio de 2010 [BLENDER] +Sites

    Mensagem  Admin em Qui Maio 13, 2010 6:13 pm

    ---

    Mesmo não havendo aulas aqui coloco o sumário da última terça-feira e um tutorial de como animar relva (algo que começamos numa das aulas mas não terminámos).

    _____________________________
    Sumário do dia 11 de Maio de 2010:


    Operações de edição 3D:
    -Manipulação de objectos numa cena da aplicação Blender;
    -Como adicionar elementos 3d criados noutras aplicações na cena inicial do Blender - aqui poderão apenas inserir objectos com as seguintes extensões: 3ds (autodesk 3d max), obj (wavefront), dae (collada);
    -Continuação dos projectos 'aminhacasa.blend'.

    ---

    Face a problemas técnicos, os objectos de extensão *.3ds e *.obj não estavam a ser incorporadas na cena do Blender.

    Contudo e aqui vos dou um grande recurso em termos de objectos 3D, o Blender aceita um formato convertido que a aplicação da Google GoogleSkechUp produz. Existe um grande armazém de materiais 3D no seguinte site - http://sketchup.google.com/3dwarehousehttp://sketchup.google.com/3dwarehouse

    ---

    Como criar relva e colocá-la a mover ao vento:

    -Iniciar o blender e apagar o cubo inicial.
    -Inserir um plano e redimensioná-lo para ocupar toda a área quadriculada visível no Blender.
    -No Menu lateral direito inserir no plano o sistema de partículas como hair (cabelo).
    -Editar a emissão das partículas no eixo dos z's para são serem demasiado grandes, e activar as opções RANDOM de modo aos fios de relva não demasiado direitos.
    -Mais abaixo no mesmo menu podem criar folhas de relva 'filhas', activando a opção children-particles.
    Ainda neste menu encontramos um sub-menu hair dinamics, onde devem pressionar a opção BAKE (simulação de cabelos/relva a ondular).
    -Depois de se aguardar uns momentos o BAKE termina e estamos prontos para fazer o primeiro render da nossa cena.
    -Falta então dar uma cor à nossa relva, no menu do lado direito, na aba dos materiais podemos rectificar este problema. Existem uma opção (RAMP) que permite dar ao objecto mais de uma cor, ou seja, para não ficarmos apenas com uma cor sólida na nossa relva, nenhuma relva tem um verde muito sólido. Através da opção RAMP podemos, através de cliques no ADD para adicionarmos mais cores, criando uma gama de cores mais adequada.
    -Podemos ver que agora o nosso render mostra um campo relvado muito mais realista.

    -Contudo a cena está um pouco vazia. Como já aprenderam podemos tornar qualquer objecto em nuvem (FILE - USER PREFERENCES e activar o ADDON - CLOUD GENERATOR). Com isto, na parte de baixo do menu do lado esquerdo surge a opção CLOUD GENERATOR. Colocam-se então uns cubos e convertem-se em nuvem.

    -A nossa lâmpada está a iluminar pouco o campo relvado, deve pois ser transformada em sol (SUN) e porque não criar também um céu (activando a opção SKY).

    -Já que relva está a ondular ao vento, a cena não faz sentido se as nuvens não se moverem também. Também já trabalharam com keyframes (tanto no AnimeStudio, como utilizando a tecla 'i' no Blender. Seleccionam-se as nuvens e colocam-se no local que desejamos que elas partam (por exemplo, à esquerda da área visível pela câmara), clica-se então na tecla 'i' - LOCATION para gravarmos a posição no frame 1. Alteramos para o frame 250 (final padrão de qualquer animação do Blender), muda-se a posição das nuvens e grava-se novamente a posição das nuvens (tecla 'i').

    -Seleccionando a câmara podemos e devemos alterar o ficheiro final criado no Blender, mudando para ficheiro do Quicktime ou Xvid e, claro, escolher o local onde queremos gravar o ficheiro, por exemplo, no ambiente de trabalho.

    -Finalmente devemos prepara-nos para esperar uns bons quartos de hora para ver o resultado final da cena criada no blender.

    ---

    Sei que pode ser bastante complicado ler e fazer tudo isto sem estar acompanhados de imagens ou do vídeo-projector, mas irão ver que é bastante fácil assim que começarem.

    ---

    Resultado final:



    Última edição por Admin em Qua Maio 11, 2011 2:12 pm, editado 1 vez(es) (Razão : Blender Intro, Sites de Modelos 3D)

      Data/hora atual: Seg Jun 25, 2018 7:49 am